SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48The recognition has occurred regarding students of licensure in education who have entered UFG/ Regional Goiânia via the quota systemAssessment in large scale and quality: the alternative ways to regulatory framings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MAUES, Olgaíses Cabral. As Políticas de Avaliação da Educação Básica e o Trabalho Docente. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.442-461. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.442.

O trabalho tem como objetivo analisar as políticas de avaliação da educação básica estabelecidas a partir dos anos 1990, com aprofundamento nos anos 2000, bem como as repercussões no trabalho docente e na prática pedagógica, o que pode levar a uma uniformização das ações e realizar um estreitamento curricular. Procura-se demonstrar a influência que vem sendo exercida sobre os professores, que são impingidos a alcançar as metas estipuladas externamente, discutindo-se o sentido de responsabilização que esses profissionais vêm sofrendo.

Keywords : Políticas de Avaliação; Responsabilização; Trabalho Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )