SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Curricular Practices in Professional Formation: a singular understanding of narratives as a form of transgressionPracticestheories of teachers in training in the criticism cliches present in films 'about teachers' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SENA, Getúlio Neves  and  ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa. O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: a voz dos docentes. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.578-598. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.578.

O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.

Keywords : Bombeiro Militar; Currículo; Formação de Oficiais; Currículo. Instituições Totais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )