SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Metacognición y educación superior: el estado del conocimiento de 2016 a 2020Contribuciones de la obra literaria “Estrella Roja” para la Enseñanza de Ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ARAUJO, Luciene. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35696.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35696.

Sob a luz da teoria social crítica e mediante revisão de literatura, objetivamos discutir a política de Educação brasileira pós-golpe de Estado, ocorrido em 2016, evidenciando as iniciativas direcionadas para a educação básica sob os pilares da regressão, desestruturação e desmonte da política pública educacional, acarretando o seu esvaziamento ontológico, a flexibilização do currículo e a precarização das condições de trabalho retratados no Movimento Escola sem Partido, na Base Nacional Comum Curricular e na Reforma do Ensino Médio. Sinalizamos, por fim, a necessária articulação da classe trabalhadora em defesa da educação pública e de qualidade.

Palabras clave : Educação; Liberdade de ensino; Contexto político; Governo Temer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )