SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Intentionality and responsibility: the Dewey experience for inclusive educationAccountability mechanisms: effects on public high schools in Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36828.  Epub May 18, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828.

Projeto de Vida é mencionado na Base Nacional Comum Curricular como um eixo de articulação de competências e habilidades com vistas à formação integral dos estudantes. Esclarecer os sentidos expressos em duas iniciativas que intentam implementá-lo nas escolas e discutir suas implicações salientam-se como os objetivos deste estudo. Em uma análise de conteúdo, identifica-se o empreendedorismo como o elemento que constitui esse campo temático, relacionando-o à responsabilização individual dos alunos quanto ao seu futuro, à apropriação de competências e habilidades socioemocionais relevantes ao mercado e ao desenvolvimento de conhecimentos úteis à dinâmica neoliberal que rege a sociabilidade.

Keywords : Política educacional; Currículo; Base Nacional Comum Curricular; Projeto de Vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )