SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Intencionalidad y responsabilidad: la experiencia de Dewey para la educación inclusivaDispositivos de accountability: efectos sobre escuelas públicas de enseñanza media de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36828.  Epub 18-Mayo-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828.

Projeto de Vida é mencionado na Base Nacional Comum Curricular como um eixo de articulação de competências e habilidades com vistas à formação integral dos estudantes. Esclarecer os sentidos expressos em duas iniciativas que intentam implementá-lo nas escolas e discutir suas implicações salientam-se como os objetivos deste estudo. Em uma análise de conteúdo, identifica-se o empreendedorismo como o elemento que constitui esse campo temático, relacionando-o à responsabilização individual dos alunos quanto ao seu futuro, à apropriação de competências e habilidades socioemocionais relevantes ao mercado e ao desenvolvimento de conhecimentos úteis à dinâmica neoliberal que rege a sociabilidade.

Palabras clave : Política educacional; Currículo; Base Nacional Comum Curricular; Projeto de Vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )