SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusivaDispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36828.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828.

Projeto de Vida é mencionado na Base Nacional Comum Curricular como um eixo de articulação de competências e habilidades com vistas à formação integral dos estudantes. Esclarecer os sentidos expressos em duas iniciativas que intentam implementá-lo nas escolas e discutir suas implicações salientam-se como os objetivos deste estudo. Em uma análise de conteúdo, identifica-se o empreendedorismo como o elemento que constitui esse campo temático, relacionando-o à responsabilização individual dos alunos quanto ao seu futuro, à apropriação de competências e habilidades socioemocionais relevantes ao mercado e ao desenvolvimento de conhecimentos úteis à dinâmica neoliberal que rege a sociabilidade.

Palavras-chave : Política educacional; Currículo; Base Nacional Comum Curricular; Projeto de Vida.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )