SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Covid-19 and the work of women-mother-researchers: deadlocks in “foreign lands”Unpolitical School and the discussions of gender and sexuality: curricular impacts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MOREIRA REIS, André Felipe; GUELERO DO VALLE, Mariana  and  MENDES SILVA, Premma Hary. Educação em saúde: abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37140.  Epub June 22, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137140.

Objetivamos analisar a forma como o tema drogas é abordado em livros didáticos de biologia. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza o referencial da análise de conteúdo. A partir da análise, percebemos que a maioria dos trechos analisados é de abordagem biomédica, com apenas um de abordagem comportamental e dois de abordagem socioecológica. Também foram identificados trechos que contêm mais de uma abordagem, além de um erro conceitual relacionado à caracterização de uma espécie de fungo. Destacamos a importância de uma ampliação de abordagens para os temas saúde e drogas nos livros didáticos não se restringindo aos efeitos negativos e aos processos de adoecimento do corpo.

Keywords : Drogas; Educação em Saúde; Livro Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )