SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Covid-19 y trabajo de mujeres-madres-investigadoras: tensiones en “tierra extranjera”Escuela sin Partido y las discusiones de género y sexualidad: impactos curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MOREIRA REIS, André Felipe; GUELERO DO VALLE, Mariana  y  MENDES SILVA, Premma Hary. Educação em saúde: abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37140.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137140.

Objetivamos analisar a forma como o tema drogas é abordado em livros didáticos de biologia. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza o referencial da análise de conteúdo. A partir da análise, percebemos que a maioria dos trechos analisados é de abordagem biomédica, com apenas um de abordagem comportamental e dois de abordagem socioecológica. Também foram identificados trechos que contêm mais de uma abordagem, além de um erro conceitual relacionado à caracterização de uma espécie de fungo. Destacamos a importância de uma ampliação de abordagens para os temas saúde e drogas nos livros didáticos não se restringindo aos efeitos negativos e aos processos de adoecimento do corpo.

Palabras clave : Drogas; Educação em Saúde; Livro Didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )