SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Covid-19 e trabalho de mulheres-mães-pesquisadoras: impasses em “terra estrangeira”Escola sem Partido e as discussões de gênero e sexualidade: impactos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MOREIRA REIS, André Felipe; GUELERO DO VALLE, Mariana  e  MENDES SILVA, Premma Hary. Educação em saúde: abordagem do tema drogas em livros didáticos de biologia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37140.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137140.

Objetivamos analisar a forma como o tema drogas é abordado em livros didáticos de biologia. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza o referencial da análise de conteúdo. A partir da análise, percebemos que a maioria dos trechos analisados é de abordagem biomédica, com apenas um de abordagem comportamental e dois de abordagem socioecológica. Também foram identificados trechos que contêm mais de uma abordagem, além de um erro conceitual relacionado à caracterização de uma espécie de fungo. Destacamos a importância de uma ampliação de abordagens para os temas saúde e drogas nos livros didáticos não se restringindo aos efeitos negativos e aos processos de adoecimento do corpo.

Palavras-chave : Drogas; Educação em Saúde; Livro Didático.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )