SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Espinosa: the lens polishing philosopher and environmental educationOral genres and critical literacy in a textbook on Natural Sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

DE ARAUJO, Juliana Maria et al. Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37190.  Epub July 21, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137190.

Este estudo objetivou analisar a relação entre os fatores escolares e o desempenho dos alunos de Minas Gerais por meio de um modelo de regressão linear múltipla em uma amostra de 820 municípios. No referencial teórico, abordou-se sobre a qualidade da educação e a influência do contexto escolar sobre o rendimento dos alunos. Os resultados encontrados corroboraram a influência positiva da formação dos professores, da remuneração satisfatória destes, da infraestrutura escolar e do reduzido número de alunos por sala sobre o desempenho estudantil. Portanto, são cruciais as políticas que visem à melhoria desses elementos, propiciando o melhor desempenho dos alunos.

Keywords : Desempenho educacional; Democratização da educação; Qualidade do ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )