SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Espinosa: el filósofo pulidor de lentes y la educación ambientalGéneros orales y alfabetización crítica en un libro de texto de ciencias naturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DE ARAUJO, Juliana Maria et al. Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37190.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137190.

Este estudo objetivou analisar a relação entre os fatores escolares e o desempenho dos alunos de Minas Gerais por meio de um modelo de regressão linear múltipla em uma amostra de 820 municípios. No referencial teórico, abordou-se sobre a qualidade da educação e a influência do contexto escolar sobre o rendimento dos alunos. Os resultados encontrados corroboraram a influência positiva da formação dos professores, da remuneração satisfatória destes, da infraestrutura escolar e do reduzido número de alunos por sala sobre o desempenho estudantil. Portanto, são cruciais as políticas que visem à melhoria desses elementos, propiciando o melhor desempenho dos alunos.

Palabras clave : Desempenho educacional; Democratização da educação; Qualidade do ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )