SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambientalGêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DE ARAUJO, Juliana Maria et al. Fatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37190.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137190.

Este estudo objetivou analisar a relação entre os fatores escolares e o desempenho dos alunos de Minas Gerais por meio de um modelo de regressão linear múltipla em uma amostra de 820 municípios. No referencial teórico, abordou-se sobre a qualidade da educação e a influência do contexto escolar sobre o rendimento dos alunos. Os resultados encontrados corroboraram a influência positiva da formação dos professores, da remuneração satisfatória destes, da infraestrutura escolar e do reduzido número de alunos por sala sobre o desempenho estudantil. Portanto, são cruciais as políticas que visem à melhoria desses elementos, propiciando o melhor desempenho dos alunos.

Palavras-chave : Desempenho educacional; Democratização da educação; Qualidade do ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )