SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Habitar a escola no contexto da violência armada: negociar a sua presençaInfâncias e agência política em ações coletivas e movimentos sociais latino-americanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DE SANTANA CORREA, Marina  e  BUENO FERNANDES, Maria Lidia. Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35202.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202.

A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.

Palavras-chave : Motivação para aprendizagem; Educação para cidadania; Relação Comunidade-Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )