Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
NEIRA, Marcos Garcia. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40779. Epub Mar 21, 2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202240779.
A mazela da desigualdade social desafia a sociedade como um todo e a educação em específico. No caso da Educação Física, a perspectiva curricular cultural se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social. Com o objetivo de verificar a efetividade dessa proposta, o presente artigo analisa relatos de experiências. Conclui que os docentes que colocam o currículo cultural em ação tematizam práticas corporais do repertório de grupos diversos sem hierarquizar conhecimentos. Essa “ecologia de saberes” se mostra potente na formação de sujeitos solidários, ponto de partida para a construção de uma sociedade menos injusta.
Keywords : Currículo; Educação Física; Justiça social.