SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Cuando la queja es Trastorno por Déficit de Atención e HiperactividadProyectos de extensión y políticas de inclusión social en las universidades federales brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NEIRA, Marcos Garcia. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40779.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240779.

A mazela da desigualdade social desafia a sociedade como um todo e a educação em específico. No caso da Educação Física, a perspectiva curricular cultural se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social. Com o objetivo de verificar a efetividade dessa proposta, o presente artigo analisa relatos de experiências. Conclui que os docentes que colocam o currículo cultural em ação tematizam práticas corporais do repertório de grupos diversos sem hierarquizar conhecimentos. Essa “ecologia de saberes” se mostra potente na formação de sujeitos solidários, ponto de partida para a construção de uma sociedade menos injusta.

Palabras clave : Currículo; Educação Física; Justiça social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )