SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Política de evaluación educativa en Pernambuco y la influencia del IDEPE“¡Es muy triste, hombre, ver a un niño no entrar por 100g!”: Decisiones discrecionales en la implementación de una política intersectorial para combatir el hambre. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SOUZA, Bianca Gomes de  y  GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A Reforma do Ensino Médio e os possíveis impactos no Instituto Federal do Paraná. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e83313.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.83313.

O artigo analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) buscando compreender os possíveis impactos na educação brasileira, especificamente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), apontando as divergências entre a lei 13.425/17 e os documentos em vigor que regem o Ensino Médio nessa instituição. Por meio de análise bibliográfica e pesquisa documental, buscou-se subsídio teórico em pesquisas que tratam do Ensino Médio no Brasil em análises já realizadas da lei e em leis e documentos produzidos em nível nacional e estadual acerca do Novo Ensino Médio. Destaca-se que até o momento não houve efetivação da reforma no IFPR, mas que há movimentos de resistência sendo manifestados. Evidencia-se que a reforma fragmenta a educação e se distancia da formação contextualizada que concilia conhecimentos técnicos e científicos, contradizendo a identidade dos Institutos, cujo principal objetivo é a formação integral.

Palabras clave : Ensino Médio; Lei 13.145/17; Instituto Federal do Paraná; Educação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )