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Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

PASSONE, Eric  y  RONCOLI, Milena Gabrielli Lima. Revisão da literatura sobre os estudos de responsabilização escolar no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e84282.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.84282.

Esta pesquisa tipo “estado do conhecimento” investigou a produção acadêmico-científica acerca das políticas de responsabilização escolar à luz do conceito de accountability. Apresenta-se os resultados da análise lexical de artigos dos últimos dez anos do Portal de Periódico da CAPES, identificando-se 46 artigos em periódicos revisados por pares a partir dos descritores escolhidos. Trata-se de estudo qualitativo cujos dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Constata-se o avanço da pesquisa nacional sobre accountability em quadro grandes dimensões: avaliação, gestão, políticas de responsabilização e reforma educacional.

Palabras clave : políticas educacionais; avaliação em larga escala; qualidade da educação; accountabillity; responsabilização escolar.

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