SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Política do imprevisível: a intersetorialidade na implementação de ações na Educação Infantil durante a PandemiaA percepção dos alunos com deficiência sobre a inclusão no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

OLIVEIRA, Marli dos Santos de  e  FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. A meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: a questão municipal em foco. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e85722.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.85722.

Objetiva-se analisar a regulamentação da Gestão Democrática da educação pública nos municípios da região Cone-Sul de Mato Grosso do Sul no contexto dos Planos Municipais de Educação, quais sejam: Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Juti, Mundo Novo e Naviraí. A metodologia compreende pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas com os Secretários Municipais de Educação e Presidentes do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação. O lócus investigado indica que legalidade da consulta à comunidade escolar aliada a concepção do provimento ao cargo de diretor escolar como ato discricionário do chefe do Poder Executivo figuram como perspectivas centrais, em detrimento da constituição dos demais instrumentos viabilizadores, como constituição de conselhos e fóruns municipais de educação.

Palavras-chave : Política Educacional; PNE 2014-2024; Planos Municipais de Educação; Gestão Democrática da Educação; Mato Grosso do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )