SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Incidence of Home Education in the public sector and the right to education in BrazilEvasion in Distance Education (DE) and Its Interfaces with the Democratization of Access and the Intensification of Inequalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

FIGUEIREDO, Fernando  and  ALMEIDA, Luiz Manoel Moraes Camargo. Avaliação do Fies no centro nordeste paulista: concentração institucional e desigualdades raciais. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e86559.  Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.86559.

Este trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto do Financiamento Estudantil-FIES (2010 a 2018) nas Instituições de Ensino Superior - IES do Centro Nordeste Paulista-CNP, a partir das relações contratuais, variáveis de raça e cor e características institucionais, devido à grande expansão deste grau de ensino gerado pelo impacto de políticas públicas de financiamento federal. Como proposta metodológica foram construídos indicadores para avaliar a efetividade do FIES, segundo beneficiários por IES, cor e curso – Medicina, licenciaturas e Direito, matriculados com e sem FIES; analisar a relação contratual do financiamento estudantil; e verificar se o FIES é uma política de inclusão racial. Contatou-se que o FIES não é uma política de inclusão racial, deixando para o mercado a seleção dos alunos segundo raça e cor, agravando mais as questões históricas de desigualdade social.

Keywords : Ensino superior; Avaliação de políticas públicas; Financiamento estudantil; Desigualdades sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )