SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Incidencia de la Educación en el Hogar en la esfera pública y el derecho a la educación en BrasilLa evasión en la Educación a Distancia (ED) y sus interfaces con la democratización del acceso y la intensificación de las desigualdades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

FIGUEIREDO, Fernando  y  ALMEIDA, Luiz Manoel Moraes Camargo. Avaliação do Fies no centro nordeste paulista: concentração institucional e desigualdades raciais. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e86559.  Epub 30-Mayo-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.86559.

Este trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto do Financiamento Estudantil-FIES (2010 a 2018) nas Instituições de Ensino Superior - IES do Centro Nordeste Paulista-CNP, a partir das relações contratuais, variáveis de raça e cor e características institucionais, devido à grande expansão deste grau de ensino gerado pelo impacto de políticas públicas de financiamento federal. Como proposta metodológica foram construídos indicadores para avaliar a efetividade do FIES, segundo beneficiários por IES, cor e curso – Medicina, licenciaturas e Direito, matriculados com e sem FIES; analisar a relação contratual do financiamento estudantil; e verificar se o FIES é uma política de inclusão racial. Contatou-se que o FIES não é uma política de inclusão racial, deixando para o mercado a seleção dos alunos segundo raça e cor, agravando mais as questões históricas de desigualdade social.

Palabras clave : Ensino superior; Avaliação de políticas públicas; Financiamento estudantil; Desigualdades sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )