SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Incidências da Educação Domiciliar na esfera pública e no direito à educação no BrasilA Evasão Na Educação a Distância (EaD) e Suas Interfaces com a Democratização do Acesso e a Intensificação das Desigualdades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

FIGUEIREDO, Fernando  e  ALMEIDA, Luiz Manoel Moraes Camargo. Avaliação do Fies no centro nordeste paulista: concentração institucional e desigualdades raciais. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e86559.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.86559.

Este trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto do Financiamento Estudantil-FIES (2010 a 2018) nas Instituições de Ensino Superior - IES do Centro Nordeste Paulista-CNP, a partir das relações contratuais, variáveis de raça e cor e características institucionais, devido à grande expansão deste grau de ensino gerado pelo impacto de políticas públicas de financiamento federal. Como proposta metodológica foram construídos indicadores para avaliar a efetividade do FIES, segundo beneficiários por IES, cor e curso – Medicina, licenciaturas e Direito, matriculados com e sem FIES; analisar a relação contratual do financiamento estudantil; e verificar se o FIES é uma política de inclusão racial. Contatou-se que o FIES não é uma política de inclusão racial, deixando para o mercado a seleção dos alunos segundo raça e cor, agravando mais as questões históricas de desigualdade social.

Palavras-chave : Ensino superior; Avaliação de políticas públicas; Financiamento estudantil; Desigualdades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )