SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Reflexões sobre a Avaliação em Larga Escala do 2º Ano do Ensino FundamentalO Programa Aprendizagem para Todos como instrumento de racionalidade técnica na formação de professores em Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

QUIROGA, Fernando Lionel. A educação pública sob ameaça: os perigos da corrida mercantilista na educação superior a distância. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89538.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89538.

O presente estudo é o recorte de uma pesquisa bibliográfica mais ampla em que nos debruçamos sobre pontos problemáticos da educação superior a distância no contexto brasileiro. O recorte em perspectiva aborda o tema da expansão vertiginosa da EaD, que, desde o início do século XXI, tem seguido os preceitos dos organismos internacionais, favorecendo a privatização do sistema. Apontamos para os riscos deste modelo em relação ao desenvolvimento do capital humano como base de sustentação da sociedade.

Palavras-chave : Educação superior a distância; Expansão; Mercado; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )