Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
SCHNEIDER, Gabriela; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone and ALVES, Thiago. Mapeamento da formação de docentes no Paraná: um olhar para o indicador de adequação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90095. Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/ipe.v17i0.90095.
O artigo analisa o Indicador de Adequação da Formação Docente dos profissionais que atuam no ensino fundamental – anos finais – e ensino médio no Paraná, por meio da plataforma Mapeamento da Formação Docente do Paraná (Mapfor Paraná) com base nos dados do Censo Escolar. Compreender melhor a formação dos docentes se faz importante para direcionar melhor as ações formativas. A análise dos dados mostrou que, apesar de uma grande parcela dos docentes do estado do Paraná possuir formação em nível superior, nem todos têm formação em licenciatura e há uma parcela deles que atuam em disciplinas que não condizem com sua formação. Nesta condição, destacam-se docentes da rede privada e os professores com contratos temporários.
Keywords : Adequação na formação docente; Formação docente; Dados Educacionais; Políticas Educacionais; Educação Básica.