SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Continued Education Teacher’s At The Stricto Sensu Level: The Principles And Elements Of A ProposalTeacher training in distance education courses offered by private institutions: implications for popular courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SCHNEIDER, Gabriela; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone  and  ALVES, Thiago. Mapeamento da formação de docentes no Paraná: um olhar para o indicador de adequação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90095.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.v17i0.90095.

O artigo analisa o Indicador de Adequação da Formação Docente dos profissionais que atuam no ensino fundamental – anos finais – e ensino médio no Paraná, por meio da plataforma Mapeamento da Formação Docente do Paraná (Mapfor Paraná) com base nos dados do Censo Escolar. Compreender melhor a formação dos docentes se faz importante para direcionar melhor as ações formativas. A análise dos dados mostrou que, apesar de uma grande parcela dos docentes do estado do Paraná possuir formação em nível superior, nem todos têm formação em licenciatura e há uma parcela deles que atuam em disciplinas que não condizem com sua formação. Nesta condição, destacam-se docentes da rede privada e os professores com contratos temporários.

Keywords : Adequação na formação docente; Formação docente; Dados Educacionais; Políticas Educacionais; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )