SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17La Formación Continua En El Nivel Stricto Sensu: Principios Y Elementos De Una PropuestaFormación docente em cursos de educación a distancia de instituciones privadas: implicaciones para los cursos populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SCHNEIDER, Gabriela; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone  y  ALVES, Thiago. Mapeamento da formação de docentes no Paraná: um olhar para o indicador de adequação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90095.  Epub 11-Oct-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.v17i0.90095.

O artigo analisa o Indicador de Adequação da Formação Docente dos profissionais que atuam no ensino fundamental – anos finais – e ensino médio no Paraná, por meio da plataforma Mapeamento da Formação Docente do Paraná (Mapfor Paraná) com base nos dados do Censo Escolar. Compreender melhor a formação dos docentes se faz importante para direcionar melhor as ações formativas. A análise dos dados mostrou que, apesar de uma grande parcela dos docentes do estado do Paraná possuir formação em nível superior, nem todos têm formação em licenciatura e há uma parcela deles que atuam em disciplinas que não condizem com sua formação. Nesta condição, destacam-se docentes da rede privada e os professores com contratos temporários.

Palabras clave : Adequação na formação docente; Formação docente; Dados Educacionais; Políticas Educacionais; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )