SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Desenvolvimento profissional na Educação Infantil: formação, reconhecimento e valorização docenteO planejamento educacional no Brasil no contexto das Constituições Republicanas (1891 a 1988) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

TRENTIN, Valéria Becher. A compreensão dos professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a Política de educação especial de Santa Catarina. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e90996.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.90996.

Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão dos professores sobre a Política de Educação Especial de Santa Catarina no contexto de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). De abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a participação de três professoras que atuam na modalidade de ensino. A análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas possibilitou reflexões sobre como a Política de Educação Especial de SC é compreendida no contexto da instituição. Os resultados revelaram que a compreensão da Política de Educação Especial de Santa Catarina envolve um processo imerso em conflitos e contradições, o que demonstrou a necessidade de comprometimento no sentido de superar práticas excludentes reproduzidas na escola, bem como promover a superação do caráter exclusivo da Educação Especial em tempos de inclusão.

Palavras-chave : Política; Educação Especial; Santa Catarina; Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )