SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue02(Re)Discutindo a ação do estado na formulação e implementação das políticas educacionaisFundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? por que ensinar? como se ensina e como se aprende? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CHEMIN, Beatris Francisca. A educação para e pelo lazer no âmbito municipal. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.165-175. ISSN 1981-2582.

A CF/1988 incluiu vários direitos sociais, dentre eles a educação e o lazer, além de destacar que o Município, dentro da distribuição constitucional de competências baseada na predominância do interesse, é responsável pelo atendimento das aspirações locais e cotidianas dos munícipes, dentre as quais se inserem o lazer e a educação. Assim, o artigo expõe a criação dos direitos sociais, destacando o lazer e a educação, detalha a “pedagogia da animação” e salienta a preparação que a escola pode fazer com relação ao tempo de lazer. Analisa, por fim, a importância da efetivação de políticas públicas municipais para e pelo lazer, ou seja, compreende o lazer como instrumento e como objeto de educação, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e ao maior desenvolvimento pessoal e social, principalmente de crianças e jovens das comunidades do Município.

Keywords : Lazer; Educação; Políticas Públicas Municipais; Educação para e Pelo Lazer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )