SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográficaMovimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.02, pp.165-172. ISSN 1981-2582.

O texto analisa, à luz dos constructos imagens-lembranças (conforme Bachelard) e recordaçõesreferências (na concepção de Josso), a experiência com o Seminário de Investigação-Formação em desenvolvimento, mediante trabalho com Memoriais de Formação, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - FACED - da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. No texto, busca-se esclarecer o conceito Memorial de Formação, de natureza diferente de memoriais escritos com intencionalidade diversa. Tais construtos são produto do trabalho de Investigação-Formação em desenvolvimento com alunas do primeiro semestre do referido curso, no âmbito da pesquisa “O sujeito singular-plural - narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor”.

Palabras clave : Investigação-Formação; Memoriais de Formação; Imagens-Lembranças; Recordações Referências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )