SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Memoriais de formação: o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiênciaResponsabilização ameaçada: sobre falar "bobagem" em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FISCHMAN, Gustavo E.  e  SALES, Sandra R.. Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.423-432. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201410.

As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado "virada pictórica". Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.

Palavras-chave : Cultura Visual; Pesquisa em Educação; Virada Pictórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )