SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The relationship between love and theological education in Summa theologica of Thomas AquinasHost in supervised training: between models and possibilities for teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PIVETTA, Elisa Maria; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco; SAITO, Daniela Satomi  and  ULBRICHT, Vania Ribas. Desafios da acessibilidade no ensino superior: estudo de caso na Universidade de Aveiro. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.166-174. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.24686.

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro (Portugal) com o intuito de compreender o que uma instituição de ensino superior tem feito para que alunos com deficiência prossigam seus estudos, alcançando os níveis superior e de pós-graduação. Esse estudo permitiu verificar que os maiores desafios para a acessibilidade estão relacionados com a atitude pessoal, com a promoção da inclusão e com a possibilidade de acesso a uma aprendizagem flexível, independentemente do tempo e do espaço. E o resultado corrobora com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostrando que é crescente, mesmo que lento, o número de alunos com deficiência que procuram formação superior e aperfeiçoamento profissional.

Keywords : Acessibilidade; Inclusão; Alunos com Deficiência; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )