SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The act of being teacher in continuing constructionGender, sexuality and the public education policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

RAMIREZ, Vera Lucia. A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.41-48. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600.

O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa, tipo estudo de caso, que focalizam a formação continuada em serviço dos docentes universitários que atuam numa universidade comunitária. Fundamenta-se na concepção da constituição da professoralidade como um processo contínuo ao longo da trajetória de vida pessoal-profissional do docente. Defende que a formação continuada deve ser gestada, considerando-se o contexto, os saberes, as demandas formativas e o protagonismo daqueles a quem se destina. Indica a abertura de espaços, tempos e mecanismos que viabilizem aos docentes externalizar suas necessidades e expectativas, e compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas. Aponta para os processos de autoformação e heteroformação como possibilidades para a consolidação de comunidades colaborativas de aprendizagem.

Keywords : Educação Superior; Professoralidade; Formação Continuada; Autoformação-Heteroformação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )