SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1El ser professor en continua construcciónGenero, sexualidade y politicas publicas de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAMIREZ, Vera Lucia. A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.41-48. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600.

O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa, tipo estudo de caso, que focalizam a formação continuada em serviço dos docentes universitários que atuam numa universidade comunitária. Fundamenta-se na concepção da constituição da professoralidade como um processo contínuo ao longo da trajetória de vida pessoal-profissional do docente. Defende que a formação continuada deve ser gestada, considerando-se o contexto, os saberes, as demandas formativas e o protagonismo daqueles a quem se destina. Indica a abertura de espaços, tempos e mecanismos que viabilizem aos docentes externalizar suas necessidades e expectativas, e compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas. Aponta para os processos de autoformação e heteroformação como possibilidades para a consolidação de comunidades colaborativas de aprendizagem.

Palabras clave : Educação Superior; Professoralidade; Formação Continuada; Autoformação-Heteroformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )