SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Formation of teachers and programs for teaching materials in the normal education institutes: an analysis of the Primary School of Bahia (1836-1960)Insertion of Modern Mathematics in the formation of normal students of the Institute of Education Assis Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BRITO, Arlete de Jesus  and  MOURA, Elmha Coelho. Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.202-212.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33900.

A industrialização brasileira proporcionou o surgimento de uma rede federal de ensino profissionalizante, que ao longo de sua história assumiu diversas denominações. Essas escolas formavam jovens trabalhadores para inseriremse no mercado de trabalho industrial. A falta de professores para atuarem nessas escolas conduziu à criação da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz e aos Cursos Pedagógicos na Escola Técnica Nacional (ETN). Este artigo discute os cursos de formação de professores realizados pela Escola Normal de Artes e Ofícios e pela Escola Técnica Nacional e aborda alguns elementos do ensino de matemática praticados nessa formação. Para tanto, foram utilizados documentos do arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), decretos, Boletins da Comissão Brasileiro-Americana para o Ensino Industrial (CBAI) e literaturas referentes ao tema.

Keywords : Ensino industrial; Formação de professores; Ensino de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )