SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Base Nacional Comum Curricular: tensões que atravessam a Educação Básica e a Educação Especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça  e  ARAUJO, Clarissa Martins de. Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.361-371.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.26815.

O artigo analisa a representação cultural da surdez nos discursos midiáticos do Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC). Este estudo busca, então, identificar os estereótipos e as possíveis essencializações existentes na produção dos docentes. Com base na perspectiva foucaultiana de análise arqueológica do discurso, foram selecionados como arquivo documentos produzidos no “Jornal do Professor”, nos “Vídeos Institucionais” e no “Espaço da aula”. Os resultados revelam que, apesar da heterogeneidade de técnicas subsidiadas pelo Portal, os discursos produzem a surdez de maneira pejorativa e estereotipada, através de terminologias como “falta/limitação”, “mudez/silêncio”, “deficiência auditiva”; enfatizam também o uso da Libras como condição para inclusão. Podemos inferir, portanto, que a representação da surdez nesses discursos continua presa à concepção clínica da deficiência, o que reforça os mitos comuns sobre os surdos. Desse modo, os professores em formação parecem representá-los como sujeitos que possuem identidade fixa, estável, estática e permanente.

Palavras-chave : Surdez; Representação Cultural; Estereótipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )