SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue350 years of the Pedagogy of the Oprimido: the legacy of Paulo Freire in the education of young and adultsTeacher training in EJA: what articles authors say author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Pedagogia do Oprimido – um grito manso e de esperança. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.426-434.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33585.

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atualidade e a pertinência da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Frente ao imenso legado freireano algo se pode considerar um consenso: uma grande dose de esperança em um mundo melhor. Esperança para Freire tinha que ver com o verbo esperançar. Nos tempos difíceis atuais da vida política brasileira, de surgimento de uma onda neoconservadora em todas as dimensões da sociedade, onde uns tantos propõem a expulsão de Freire e de seu legado das escolas e das universidades, há que aprofundarmos e atualizarmos a compreensão do legado freireano. Ou seja: aos que propõem “escolas sem partido” e expulsão de Freire, devemos responder com mais Freire e com mais democracia. Se tivéssemos conseguido fazer as proposições freireanas mais presentes em nossa educação, certamente que alguns ressurgimentos obscurantistas teriam mais dificuldades para se instalar em nossa sociedade.

Keywords : Pedagogia do Oprimido; Grito manso; Legado de esperança; Onda neoconservadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )