SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1To prepare to adopt? Reflections on the orientation of families in the practice of adoptionPedagogic proposals of Rio Grande do Sul and the Theory of Significant Learning: correspondences found author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CORREIA, Eanes dos Santos; SILVA, Veleida Anahi Da  and  NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. O sentido geral da escola e o particular do estudante: uma soma de diferenças. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-36535.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36535.

Artigo bibliográfico que tem como objetivo desvelar as noções da Relação com o Saber de Bernard Charlot diante de dois objetos que se encontram no espectro da educação: a escola e o estudante. Tentaremos, também, fazer um delineamento dos elementos básicos que lhe compõe como desejo, sentido e mobilização, além de destacarmos sua origem epistemológica. A Relação com o Saber apresenta base psicanalítica lacaniana e tem como aporte teórico e prático problematizar, na educação, questões que envolvem os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, chegamos ao seguinte questionamento para o desvelamento deste trabalho: o sentido dos estudantes são os mesmos da escola em relação ao ensino e à aprendizagem? Chega-se à conclusão de que o sentido da escola, na figura do professor e o sentido do estudante são divergentes diante da figura do aprender escolar. E que ainda há ruídos na lógica simbólica do ensinar da escola que não faz sentido na lógica simbólica de aprendizagem do estudante.

Keywords : escola; estudantes; relação com o saber; sentido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )