SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa CatarinaA literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.345-363. ISSN 1981-416X.

Canções cívico-patrióticas estiveram presentes no cotidiano escolar durante os anos de 1930 e 1940, com caráter obrigatório, para despertar sentimentos de brasilidade na população do país. O Curso Normal buscava estimular os futuros professores à prática dos cantos cívicos, com objetivo de torná-los formadores do novo cidadão brasileiro. Portanto, este artigo busca fazer reflexões sobre vestígios de uma cultura escolar expressa em letras e partituras de canções escolares encontradas em cadernos de normalistas do Instituto de Educação de Florianópolis e partituras em folhas soltas compostas por estudantes e professores do referido curso. Também são analisadas canções entoadas por protagonistas que sentaram nos bancos escolares dessa instituição educativa, e o programa da disciplina de Canto Orfeônico. As canções estão carregadas de significados e representações da realidade, no sentido utilizado por Roger Chartier (1990). Essas representações e sentidos fazem parte da construção da história de determinada cultura escolar em que a música foi utilizada estrategicamente para despertar sentimentos cívico-patrióticos. As informações apresentadas neste trabalho foram cedidas por depoentes que vivenciaram aquele momento histórico (1937-1945). O trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de uma tese doutoral que investigou o uso da música nas escolas catarinenses durante o Estado Novo.

Palavras-chave : História da Educação; Formação de Professores; Música; Nacionalismo; Cultura Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )