SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Comunicação e linguagem na EAD: um estudo das interações na UnisulVirtualA importância da educação a distância para a educação corporativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Ana Maria Costa e  e  SILVA, Bento Duarte da. Dispositivos de avaliação de projectos em TIC: uma experiência em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.389-404. ISSN 1981-416X.

Considerando a relevância e desenvolvimento de um número significativo de projectos e programas para a integração das TIC na escola, os autores apresentam um dispositivo de avaliação de projectos em TIC. Com efeito, um número significativo de países, nomeadamente na União Europeia, tem vindo a desenvolver programas para a integração das TIC no currículo e no quotidiano da escola. A metodologia apresentada foi concebida tendo por base a intervenção/reflexão dos autores enquanto membros da equipa de avaliação do Centro de Competência da Universidade do Minho (CCUM) do Programa Nónio Séc. XXI, em Portugal, bem como iniciativas junto de professores com responsabilidades de decisão no desenvolvimento dos projectos nas escolas. O texto apresenta uma metodologia que tem por base quatro eixos fundamentais da avaliação, integrando os diversos actores, os diversos momentos, os diversos objectos e os diversos instrumentos, focalizando-a na perspectiva da referencialização. Aplicando esta metodologia aos projectos em TIC nas escolas Nónio do CCUM, os autores sublinham que os procedimentos da avaliação devem ser o resultado de uma reflexão sobre a sua própria lógica inerente à ideia de projecto.

Palavras-chave : Avaliação; Projecto; Tecnologias da informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )