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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINTO, Viviane Fernandes Faria  e  MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.225-245. ISSN 1981-416X.

Este artigo objetiva discuti r as contribuições das interações entre pares para o processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Baseia-se em um estudo qualitativo orientado pela teoria sociocultural-construtivista, que analisou as estratégias comunicativas utilizadas por crianças em episódios de interação registrados em vídeo. Participaram do estudo crianças com idades variando entre 4 e 5 anos, entre elas duas irmãs gêmeas que apresentavam atrasos no desenvolvimento da oralidade. O estudo indica que os contextos interativos são fundamentais para a aprendizagem: verificou-se que as interações das crianças com distúrbios de linguagem exigem a utilização de diferentes estratégias comunicativas, o que resulta em possibilidades diversas de desenvolvimento. Conclui-se, no entanto, que os contextos inclusivos, embora permitam diferentes possibilidades de desenvolvimento, necessitam da mediação pedagógica com vistas à superação de possíveis obstáculos.

Palavras-chave : Interações; Desenvolvimento; Aprendizagem; Inclusão Escolar.

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