SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35A multidimensionalidade da docência na educação superiorO ensino de didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gouvêa Oliveira  and  RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A didática e a formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.51-77. ISSN 1981-416X.

A partir da reafirmação do ensino como foco da didática, o artigo aborda o significado de disciplina escolar e sua constituição em saberes escolares. Na sequência, discute-se o que ocorre nos cursos de formação de docentes para a educação básica a partir do que revelam algumas pesquisas sobre a disciplina Didática nesses cursos e sobre as dificuldades didáticas dos docentes em início de carreira. Os eixos privilegiados nas pesquisas abordadas foram: análise do currículo e das ementas da disciplina, análise dos planos de ensino, o ensino na sala de aula, representações sobre a disciplina e especificidade da didática. Com o exercício analítico dos dados revelados nas pesquisas, são expostas algumas considerações que visam a subsidiar o enfrentamento dos problemas evidenciados na área da didática, defendendo a urgência de se retomar o papel central conferido à Didática como componente curricular dos cursos de formação de professores.

Keywords : Didática; Disciplina Escolar; Formação de Professores; Conhecimento Didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )