SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35A multidimensionalidade da docência na educação superiorO ensino de didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gouvêa Oliveira  y  RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A didática e a formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.51-77. ISSN 1981-416X.

A partir da reafirmação do ensino como foco da didática, o artigo aborda o significado de disciplina escolar e sua constituição em saberes escolares. Na sequência, discute-se o que ocorre nos cursos de formação de docentes para a educação básica a partir do que revelam algumas pesquisas sobre a disciplina Didática nesses cursos e sobre as dificuldades didáticas dos docentes em início de carreira. Os eixos privilegiados nas pesquisas abordadas foram: análise do currículo e das ementas da disciplina, análise dos planos de ensino, o ensino na sala de aula, representações sobre a disciplina e especificidade da didática. Com o exercício analítico dos dados revelados nas pesquisas, são expostas algumas considerações que visam a subsidiar o enfrentamento dos problemas evidenciados na área da didática, defendendo a urgência de se retomar o papel central conferido à Didática como componente curricular dos cursos de formação de professores.

Palabras clave : Didática; Disciplina Escolar; Formação de Professores; Conhecimento Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )