SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue36Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FAUNDEZ, Antonio. Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.599-617. ISSN 1981-416X.

O presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político- culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.

Keywords : Educação; Política; Monolinguismo-Bilinguismo; Monoculturalismo-Multiculturalismo; Pedagogia do Texto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )