SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FAUNDEZ, Antonio. Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.599-617. ISSN 1981-416X.

O presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político- culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.

Palabras clave : Educação; Política; Monolinguismo-Bilinguismo; Monoculturalismo-Multiculturalismo; Pedagogia do Texto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )