SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue49Issues of the school knowledge sense in the knowledge society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Escolarização, reconhecimento e justiça social: Três questões para a pesquisa em Sociologia da Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.769-789. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06.

O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.

Keywords : Escolarização; Desigualdades; Justiça Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )