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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Escolarização, reconhecimento e justiça social: Três questões para a pesquisa em Sociologia da Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.769-789. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06.

O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.

Palavras-chave : Escolarização; Desigualdades; Justiça Social.

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