SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Políticas de acesso à educação superior e ao trabalho: a formação em questãoFormer à la méthodologie de la recherche en Sciences Humaines et Sociales : le cas des masters Universitaires Français índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FILIPAK, Sirley Terezinha  e  PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich. A democratização do acesso à educação superior no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1241-1268.  Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds09.

O presente artigo tem como objetivo discutir a temática da democratização do acesso à educação superior no Brasil com base na atual configuração desse nível de ensino. Tendo em vista a complexidade da temática, optou-se em discutir a democratização da educação superior brasileira a partir dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisar se a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) poderá ser atendida no período proposto. A metodologia da análise se orientou na pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que, historicamente, a Educação Superior foi privilégio de uma elite detentora de um poder político e econômico e que, apesar de na contemporaneidade existirem políticas públicas educacionais, de ações afirmativas e que objetivam a democratização desse nível de ensino, os números ainda são insuficientes considerando o total da população brasileira que possui a idade entre 18 a 24 anos. A democratização do acesso à educação superior deve ser considerada um tema indispensável na agenda política do país, sobretudo se levarmos em conta o cenário de construção da chamada “sociedade do conhecimento” e, ainda, as mudanças do mundo de trabalho, o processo de mundialização do capital e as alterações que vêm ocorrendo no papel do Estado. Garantir o acesso, a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes devem ser considerados aspectos indispensáveis para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Palavras-chave : Democratização; Educação Superior; Plano Nacional de Educação; Permanência e Evasão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )