SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Ecosystems of learning in the digital age: considerations about a teacher training in the inclusive education perspectiveTrajectories and pedagogical practices among sociology professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VELLOSO, Maria Jacy Maia  and  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Inclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.288-307.  Epub Feb 04, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds13.

No contexto de implementação de políticas públicas de inclusão digital no território brasileiro, o artigo analisa as práticas de leitura associadas ao uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola, Paineiras, situada ao norte de Minas Gerais, Brasil. Foram adotadas a abordagem do Letramento como Prática Social e uma perspectiva etnográfica para a análise de como e porquê os usuários do telecentro utilizam o computador e a internet e que ações e interações desenvolvem com o estabelecimento desse telecentro na comunidade. A análise dos eventos de leitura observados no telecentro tornou visível duas modalidades de uso dos computadores, que foram classificadas como modalidade de uso livre e modalidade de uso orientado. O contraste entre essas modalidades evidenciou que as práticas de leitura na primeira modalidade estavam mais diretamente vinculadas a interesses pessoais e funções sociais da escrita no contexto digital, particularmente a comunicação com amigos e parentes em redes sociais. Em contraposição, as práticas de leitura desenvolvidas de maneira orientada durante o curso de informática oferecido aos moradores de Paineiras, apresentaram natureza descontextualizada e sem vínculos com as experiências e necessidades vivenciadas pelos alunos em outros espaços sociais, privilegiando o ensino das funções dos softwares (e.g. Excel, Word). Evidenciou-se que as reivindicações, as necessidades, os conhecimentos e os interesses da população não têm sido consideradas no processo de desenvolvimento de cursos de inclusão digital, o que desmotiva os alunos a participarem das atividades propostas e limita as possibilidades de aprendizagem por parte deles.

Keywords : Inclusão digital; Letramentos; Telecentro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )