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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VELLOSO, Maria Jacy Maia  e  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Inclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.288-307.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds13.

No contexto de implementação de políticas públicas de inclusão digital no território brasileiro, o artigo analisa as práticas de leitura associadas ao uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola, Paineiras, situada ao norte de Minas Gerais, Brasil. Foram adotadas a abordagem do Letramento como Prática Social e uma perspectiva etnográfica para a análise de como e porquê os usuários do telecentro utilizam o computador e a internet e que ações e interações desenvolvem com o estabelecimento desse telecentro na comunidade. A análise dos eventos de leitura observados no telecentro tornou visível duas modalidades de uso dos computadores, que foram classificadas como modalidade de uso livre e modalidade de uso orientado. O contraste entre essas modalidades evidenciou que as práticas de leitura na primeira modalidade estavam mais diretamente vinculadas a interesses pessoais e funções sociais da escrita no contexto digital, particularmente a comunicação com amigos e parentes em redes sociais. Em contraposição, as práticas de leitura desenvolvidas de maneira orientada durante o curso de informática oferecido aos moradores de Paineiras, apresentaram natureza descontextualizada e sem vínculos com as experiências e necessidades vivenciadas pelos alunos em outros espaços sociais, privilegiando o ensino das funções dos softwares (e.g. Excel, Word). Evidenciou-se que as reivindicações, as necessidades, os conhecimentos e os interesses da população não têm sido consideradas no processo de desenvolvimento de cursos de inclusão digital, o que desmotiva os alunos a participarem das atividades propostas e limita as possibilidades de aprendizagem por parte deles.

Palavras-chave : Inclusão digital; Letramentos; Telecentro.

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