SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue65Narratives of an architect teacher: trajectory contributions for its professional developmentUniversity Teaching: an overview on the constituting of teacher professionality in beginning professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e  and  FERREIRA, João Roberto Resende. Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.890-910.  Epub July 27, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds17.

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a experiência da orientação coletiva (OC). A questão central do artigo é traçar considerações sobre em que medida a dinâmica metodológica desenvolvida na orientação coletiva pode contribuir para a compreensão do processo de pesquisa e escrita científica da dissertação de mestrado. Este estudo decorre das determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a formação de novos pesquisadores em prazos mais curtos, o que tem pressionado a pesquisa a se alinhar cada vez mais com os interesses do mercado, além de evidenciar a intrincada relação entre orientador e orientando no processo de escrita e produção do conhecimento. Esse contexto nos obriga a prestar mais atenção aos processos de orientação, tornando-o coletivo, considerando que este permite que o educando exercite sua capacidade de expor, justificar e deixar mais nítida a sua proposta de pesquisa. A esse processo juntam-se os professores da mesma área e linha de pesquisa do programa. Para a fundamentação teórica, ancoramo-nos em Gramsci (2001), Alvarenga (2011), Bianchetti e Machado (2012) e Severino (2012), dentre outros. Acreditamos que esta discussão tem potencial para contribuir para o debate sobre a formação de pesquisadores, considerando que a luta popular pelo direito a uma educação pública e a uma vida social e coletiva melhor é o elemento-chave para o ponto de partida da produção do conhecimento nos cursos de pós-graduação da área de humanas.

Keywords : Pós-graduação; Produção do conhecimento; Orientação coletiva; UEG.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )