SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66La transición de la educación de la primera infancia a la escuela primaria narrada por los niños¿Qué esperan los alumnos de un “buen profesor”? Develando expectativas para repensar la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROSITO, Margaréte May Berkenbrock  y  SOUZA, Juliana Paiva Pereira De. Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1255-1279.  Epub 01-Oct-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds14.

Este artigo tem como objeto de estudo a tomada de consciência estética das experiências subjetivas para constituição da identidade docente. Tem como objetivo compreender o sentido da dimensão estética nas narrativas autobiográficas dos discentes que participaram do dispositivo “Colcha de Retalhos” na disciplina “Organização do trabalho docente”, no primeiro semestre de 2018, do curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Adota-se o conceito de estética de Schiller (2002), entre sensível e a razão; de Adorno (2002), o de emancipação; de Josso (2006), narrativas autobiográficas; e de Freire (2013), o de autonomia, considerando a articulação entre consciência estética e consciência epistemológica. Neste estudo, compreende-se o dispositivo “Colcha de Retalhos”, como metodologia e epistemologia de formação e investigação. A interpretação das narrativas, sob o enfoque hermenêutico, em Gadamer (2000), apresenta uma contribuição para a prática de formação estética dos professores, visando à percepção da constituição da identidade docente por meio das experiências subjetivas, através de narrativas de situações pessoais e escolares relacionadas diretamente ao gosto e desgosto que se constituem como núcleo fundante na constituição estética da prática docente.

Palabras clave : Narrativas; Prática Docente; Experiência Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )