SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Formación continua crítico-reflexiva: un camino para profesionalidad del profesor técnicoEducación profesional técnica y tecnológica en la IFPR: la educación especial en cuestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTOS, Edileusa de Souza; LIMA, Maria Divina Ferreira  y  SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1716-1738.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds11.

O presente trabalho é parte de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação, tendo como objetivo compreender como se constroem os saberes docentes mobilizados na prática docente pelo professor de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com adoção do método autobiográfico, utilizando-se de narrativas autobiográficas profissionais como técnica de produção de dados. Como campo empírico da pesquisa, delimitou-se o IFPI; e, como participantes, professores bacharéis e tecnólogos. Nessa perspectiva, empregaram-se como instrumentos de produção de dados quatro rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016), com o auxílio técnico do software IRAMUTEQ. O estudo revelou que a principal ferramenta de construção dos saberes docentes ao longo da carreira dos professores bacharéis e tecnólogos da EPT é a experiência durante a prática docente. Os saberes docentes, com exceção dos saberes disciplinares, são construídos ao longo do desenvolvimento profissional docente, partindo, inicialmente, da concepção prévia sobre o que é ser professor, avançando para o aprendizado a partir da prática docente, assim como por meio das interações com os professores mais experientes e do contato com os alunos durante o processo educacional.

Palabras clave : Saberes docentes; Desenvolvimento profissional docente; Educação Profissional e Tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )